Este é um dos doces que mais curiosidade me suscitava. Nunca tinha comido, nunca tinha feito e nunca comprei. Contudo, babava-me a olhar para eles em alguns blogues e ficava sempre com a ideia que seria impossível de os fazer sem que a primeira vez (e segunda, e por aí fora) fosse um verdadeiro desastre mas estava por tudo, desde que desse para sentir o sabor, já ficava satisfeita. Vai daí que um belo dia aproveitei o facto de a minha sogra levar o meu bebé e assim ficar com disponibilidade sem ter que andar a ver o que o D. anda a tramar, podendo assim dedicar-me a 100% a este desafio que é fazer macarons.
Como podem ver nas fotos, surpreendentemente saíram perfeitos. Os macarons são um doce temperamental. A massa não pode ser demasiado batida, não pode ter restos de amêndoa, correndo o risco de racharem e as temperaturas no forno contam muito. O meu forno é novo e ainda não lhe apanhei as manhas todas, pelo que ainda mais feliz fiquei por à primeira tentativa conseguir controlar a temperatura de forma a ficarem perfeitos. Fiquei super feliz e vou repetir sem duvida.
A receita que aqui apresento é da autoria da Sandra, do blogue Migalha Doce, aliás é um blogue que recomendo vivamente, tendo já testado outras receitas sempre com resultados surpreendentes.
Copiei literalmente a receita na integra porque de facto não mudei rigorosamente nada e segui-a de principio a fi tal como lá está.
Este receita para mim servirá de base para outras.
Se não gostar do creme de manteiga usado no recheio poderá usar outros recheios como o ganache de chocolate, o próximo a experimentar.
INGREDIENTES:
Para a bolacha:
- 2 claras, a temperatura ambiente
- 75g de açúcar granulado
- Pitada de sal
- 75g de amêndoa já moída ou miolo
- 100g de açúcar em pó
- ½ c. sobremesa de essência de baunilha
- Corante alimentar: amarelo
- raspas de chocolate (opcional)
- Pré-aquece o forno a 150ºC. Cobre um tabuleiro com papel vegetal ou uma base de silicone própria para o forno. Se não tiveres muita à vontade com o saco de pasteleiro, com a ajuda de um copo desenha pequenos círculos com cerca de 3cm a 5cm de diâmetro e com 5cm de distância entre eles sobre o papel. Podes também imprimir numa folha branca os círculos e depois só precisas de a colocar sobre o papel vegetal. Há quem use bases de silicone próprias para fazer Macarons, mas pessoalmente prefiro umas destas técnicas.
- Entretanto começa por bater as claras com uma pitada pequena de sal, assim que começar a aumentar de volume acrescenta o açúcar aos poucos até o merengue ficar brilhante e sem vestígios do açúcar. Para testar, esfrega um pouco do merengue sobre os dedos, se não sentires os grãos de açúcar significa que está pronto. Reserva
- É sempre mais fácil se compares já a amêndoa moída, mas se não encontrares, com a ajuda de uma trituradora moí as amêndoas até ficarem muito bem trituradas. De seguida junta-lhes o açúcar em pó e volta a triturar novamente.
- Polvilha metade desta mistura sobre o merengue e envolve em movimentos circulares de baixo para cima. Quando vires que está tudo unido, polvilha o resto da mistura de amêndoa e a essência de baunilha e volta a envolver tudo, sem mexer demasiado. Se ficarem alguns pedaços maiores de amêndoa no passador NÃO os vertas no final sobre a mistura, para evitar que a bolacha quebre.
- Acrescenta as gotas de corante. Mexe bem até a cor ficar uniforme.
- Verte a mistura para um saco de pasteleiro com uma ponta redonda – eu usei a número 2A da Wilton – e depois é só colocares um pouco sobre o papel vegetal.
- É normal que se formem pequenos picos, para que desaparecem é necessário bater o tabuleiro num pano sobre a mesa com algum cuidado. Isso vai também ajudar a libertar algumas bolhas de ar. Deixa a massa repousar cerca de 15 a 30min, para que se forme uma espécie de crosta.
- A 5min de colocares o tabuleiro no forno reduz a temperatura para 125ºC.
- Coloca o tabuleiro no forno e deixa que os macarons cresçam e se forme um pequeno pé sobre a bolacha, cerca de 15min.
- Podes usar um truque dos meus que é, passados 2min de estarem no forno abro um pouco a porta para entrar ar, isso faz com que formem mais depressa o pé da bolacha.
- Toda a vez que retirares o tabuleiro do forno volta a aumentar a temperatura para os 150ºC e sempre a 5min de introduzires o outro tabuleiro baixa a temperatura para os 125ºC.
- Antes de os removeres da folha de papel vegetal deixa que repousem uns 2min, para que arrefeçam um pouco e fiquem mais firmes. Isso também vai ajudar a que não fiquem agarrados ao papel. Para arrefecerem por completo transfere-os para uma base de arames.
- Quando estiverem completamente frios, com cuidado recheia-os com creme de manteiga de banana e decora com as raspas de chocolate. Devora-os de imediato ou então guarda-os num recipiente fechado a temperatura ambiente. São capazes de durar 1 semana se não apanharem ar.
Para o recheio de creme de manteiga de banana:
- 100g de margarina, a temperatura ambiente
- 150g de açúcar em pó
- ¼ de uma banana
- 1 c.sobremesa de essência de baunilha
- Bate a margarina com a banana até ficar um creme macio.
- Depois acrescenta o açúcar e a essência de baunilha e volta a envolver tudo até ficar um creme homogéneo.
- Verte sobre um saco de pasteleiro e recheia os macarons.
______________________
- tempo de preparação: 30 minutos
- dificuldade: Médio
- vegetariano: Não
- para crianças: Sim
- ingrediente principal: Banana
Anabela estão fantásticos!!! Nem parecem que foram os primeiros. As fotos estão muito apelativas, adorei ;) Nunca fiz e tal como tu tenho imensa curiosidade em experimentar. Um dia aventuro-me :D
ResponderEliminarRecanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Obrigada Ana. Experimenta :)
EliminarFicaram muito perfeitinhos estes macarons! :)
ResponderEliminarhttp://petiscana.blogspot.pt
Obrigada Ana Filipa. Beijinho
EliminarOlá!
ResponderEliminarEu também nunca me aventurei nos macarrons porque de cada vez que vejo parece-me muito complicado e acho que nunca vou acertar à primeira... Mas agora com este incentivo, não sei não :-)
As fotos estão muito bonitas, chamam mesmo atenção e prendem-me para ficar assim vários segundos a olhar p'ra elas :-) Quanto à receita, li rapidamente mas vou tornar a ler melhor e quem sabe um dia me aventuro nisto...
Mas tenho tantas aventuras culinárias ainda que quero experimentar que se eu conseguisse fazer todas... Ui, ui!!!
Beijinhos grandes e boa semana!
P.s) Sobrou algum p'ra mim? :-)
lol eu tb tenho uma loooonga lista de espera :) Beijinhos e obrigada
EliminarBelos macarons, parecem saborosos!
ResponderEliminarAbraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Obrigada :)
EliminarAdoro macarons mas nunca me atrevi a experimentar!
ResponderEliminarParabéns!