PUB

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gelado de Frutas {TeleCulinária}

Numa altura em que a blogosfera fica inundada de gelados caseiros, venho partilhar uma agradável experiência de um gelado de frutas, feito para aproveitar frutas maduras. Fiquei completamente fã com a simplicidade, o sabor e sobretudo o resultado final. E o mais agradável é que posso adaptar a fruta ao meu gosto.








Receita:


  • 700 Gr. de fruta variada e madura (usei 2 bananas da Madeira, 2 pêssegos frescos, 2 maçãs e 2 pêras)
  • 1 Lata de leite condensado
  • 200 ml de natas
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Preparação:

  1. Descasque as frutas, retire os caroços e sementes de necessário. Corte em pedaços e deite-os no liquidificador.
  2. Junte o leite condensado e a baunilha, ligue e deixe bater bem.
  3. Bata as natas* em chantilly bem firme. Adicione o preparado anterior e envolva com cuidado. 
  4. Verta para uma caixa de plástico ou recipiente à escolha e leve ao congelador mexendo a cada 15 minutos nas primeiras 2 horas para quebrar os cristais.
  5. Sirva decorado a gosto.
*Costumo colocar as natas e o recipiente que irei usar para as bater, cerca de 20 minutos antes no congelador. Coloco também algumas gotas de limão.

NOTA: Neste gelado, com sabor tutti-frutti, sobressai o sabor da banana, pelo que se não aprecia, aconselho a substituir por outra fruta a gosto.


Receita da revista TeleCulinária, edição especial de 28/07/2014, nº 1842.

______________________
- tempo de preparação: 5 minutos + 2 horas refrigeração
- dificuldade: Fácil
- vegetariano: Não
- para crianças: Sim
- ingrediente principal: Frutas
- nº de porções: 6/8
***

Participo com esta receita no desafio mensal dos blogues "A Cozinha da Ovelha Negra" e "Coisas e Coisinhas" que já conta com a 4ª edição. O desafio consiste em  desafiarmos-nos na cozinha a criar receitas deliciosas e equilibradas, tendo sempre em conta estes dois fatores que tanto importam nas nossas vidas: o tempo e o dinheiro! Penso que a minha receita cumpre na perfeição os requesitos :) 


Sendo que o tema deste mês foi escolhido pela Ana do blogue "Recanto com Tempero" . O tema por ela escolhido foi: "Gelados".







12 comentários:

  1. Adorei a ideia. Já tinha estado a olhar para ela quando recebi a revista. Mas o teu geladinho tem um aspeto ainda mais delicioso.

    Beijinhos
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  2. Olá Anabela! Está com um aspeto delicioso este gelado :) Gosto da ideia do aproveitamento da fruta madura, às vezes não sabemos o que fazer com ela, aqui está uma ótima sugestão. Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou com certeza uma delicia,adoro gelados caseiros
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Pode-se fazer com a varinha magica?
    Se for de pessego tira-se a casca?
    700g de fruta, é com casca e caroços ou é fruta limpa.
    Obrigada.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, penso que sim, que poderá fazer com varinha mágica. Tenha atenção para triturar bem, nem que demore mais tempo. Toda a fruta é sem casca e sem caroços e cortei em gomos :). Como disse acima, neste gelado sobressai o sabor da banana, se não gostar não coloque, ou então coloque só e acrescente outra fruta, por exemplo :)


      Espero que goste. Beijinhos ;)

      Eliminar
  5. Cumpriste todos os pressupostos deste nosso desafio e mais alguns :D Ficou um máximo o teu gelado Anabela, adorei!! E o aproveitamento de frutas então é sm dúvida uma mais-valia e uma ótima sugestão :) Um aspeto fantástico, que só dá mesmo vontade de "meter a colher" ;) hehe E por mim, não me importo nadinha com o sabor intenso da banana... e já estou a imaginar a cremosidade que ela confere...nhamiiiiii!!! :)
    Obrigada por mais uma tua deliciosa participação e fica atenta que, durante os próximos dias, vamos partilhar todas estas vossas deliciosas receitas bem geladinhas :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Vânia. :) Ainda bem que gostou. Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...