PUB

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Tarte de Maçã Escondida

Uma tarte deliciosa que fui encontrar no Sabor Intenso (mais uma). Adoramos. É uma tarte bastante cremosa e o sabor da maçã contrasta na perfeição com a canela.





Receita:
  • 800g de maçã reineta descascada e cortada em pedaços
  • 200g de açúcar (reduzi para 150 gr)
  • 1 pau de canela
  • Sumo de limão
  • 190g de manteiga
  • 250g de bolacha maria picada
  • 1 lata de leite condensado com 397g
  • 5 gemas de ovo
  • 250 ml de leite
  • Canela em pó
Preparação:

1. Numa panela coloque a maçã, o açúcar e o pau de canela. Regue tudo com sumo de limão. Mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando aproximadamente 40 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo. Quando ficar um puré espesso, retire e deixe arrefecer totalmente.

2. Num tacho, leve ao lume a manteiga e deixe derreter. Quando estiver quente, apague o lume e misture a bolacha. Coloque a bolacha numa tarteira com 30 cm de diâmetro (usei de 24 cm) e fundo amovível. Forre a tarteira com a bolacha e acalque bem para que fique uma base compacta. Leve ao frigorífico até que fique rija.

3. Num tacho, coloque o leite condensado e as gemas. Misture bem com uma vara de arames.
Adicione o leite e mexa. Leve ao lume sem parar de mexer até que engrosse. Quando engrossar e começar a borbulhar, retire e mexa mais um pouco até arrefecer ligeiramente.

4. Por cima da base de bolacha, coloque o puré de maçã e espalhe. Com cuidado, cubra o puré de maçã com o doce de leite condensado. Leve ao frigorífico de um dia para o outro para que a tarte fique consistente. Na hora de servir polvilhe com canela.



NOTA: Como a minha tarteira era mais pequena, o recheio ficou muito concentrado. Não reparei nas medidas da forma usada na receita original e por isso, numa próxima oportunidade irei reduzir um pouco ao recheio, neste caso o puré de maçã. Fica a dica!

__________________________________
Ficha Técnica:
- tempo de preparação: 50 minutos + 1 noite de refrigeração
- dificuldade: Baixa
- vegetariano: Não
- para crianças: Sim
- ingrediente principal: Maçã e Canela
- nº de porções: 12

6 comentários:

  1. Deve ser uma maravilha essa tarte. Os ingredientes agradam-me muito. Já fiquei com os olhos em bico só de olhar para essas fotos! Beijinho e bom fim de semana :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspeto maravilhoso! Gosto muito de tartes, bolos e de muitas outras iguarias com maçã :)
    Bjos e bom fim de semana
    Vanda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...